Faixa publicitária
 

III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos

O Vaticano divulgou os documentos do Sínodo Extraordinários dos Bispos no contexto dos dasafios pastorais da família, decorrido durante o mês de Outubro de 2014, destacando as problemáticas "inéditas", que a Igreja terá de enfrentar. Para consulta descarregue os seguintes documentos:

- Documento Preparatorio; 

Instrumentum Laborise; 

- Relatório final. 

Ler Mais
Capela Sistina- Ver História e Fotos

Capela_Sistina

 

Veja os promenores em todo o seu explendor a Capela Sistina, pintada por Miguel Ângelo, carregando no link, "Capela Sistina"

Capela_Sistina_II

 

A Capela Sistina (em italiano: Cappella Sistina) é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli.

A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção.

Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.

A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço dividido por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gênese. Para entender estas últimas deve-se atentar para as que tocam a parede do fundo:

Deus separando a Luz das Trevas;

Deus criando o Sol e a Lua;

Deus separa a terra das águas;

A Criação de Adão;

A Criação de Eva;

o Pecado Original e a expulsão do Paraíso;

o Sacrifício de Noé;

o Dilúvio Universal;

e o Noé Embriagado.